Cadernos de Psicologia https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos <p><strong><em>Cadernos de Psicologia/Psychology Notes </em></strong><span style="font-weight: 400;">é uma publicação de periodicidade semestral da Sociedade Brasileira de Psicologia, de veiculação exclusivamente </span><em><span style="font-weight: 400;">on-line</span></em><span style="font-weight: 400;">., <em><strong>ISSN eletrônico ( 27649660).</strong></em> É uma revista de acesso aberto, que acolhe trabalhos de alta qualidade que podem ser destinados ao uso didático ou em atividades de ensino e formação. A revista divulga trabalhos originais e inéditos, na área de Psicologia, caracterizados por serem estudos teóricos, estudos históricos, estudos metodológicos, revisões de literatura, bionotas da psicologia brasileira e memorabilia.</span><span style="font-weight: 400;"><br /></span></p> pt-BR sbp@sbponline.org.br (SBP Online) cadernos@sbponline.org.br (Cadernos de Psicologia) Qui, 19 Dez 2024 10:16:45 -0300 OJS 3.2.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Memória e Fake News: Contribuições da Psicologia Cognitiva para a Compreensão do Fenômeno da Desinformação https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/220 <p>Embora informações falsas sejam utilizadas sistematicamente com fins políticos e econômicos há vários séculos, recentemente elas alcançaram níveis de influência e de “contágio” sem precedentes. Isto ocorre devido à uma série de fatores, sobretudo tecnológicos e econômicos. Uma infinidade de termos, como notícia falsa, desinformação, contrainformação, má-informação, dentre outros, têm sido utilizados para descrever o fenômeno que é complexo e demanda pesquisas em múltiplas áreas. No entanto, há escassez de literatura em psicologia cognitiva relacionada ao tema, especialmente sobre memória. Visando reduzir essa lacuna, objetivamos no presente artigo estabelecer as pontes entre estes fenômenos e as teorias da memória. Além desse esforço de cunho mais teórico, realizamos uma breve revisão de publicações em português e inglês que apresentam dados experimentais sobre o fenômeno. A maioria dos estudos com psicologia cognitiva encontrados abordam o fenômeno pelas vias de processos de raciocínio e tomada de decisão, porém falham ao desconsiderarem processos de memória. Uma informação falsa raramente é completamente nova e nossos processos decisórios e de raciocínio se apoiam em nossas memórias semânticas para decidir o que é real e o que é falso. Portanto, tomar em consideração os processos de memória é essencial não apenas para o melhor entendimento do fenômeno, como também para o seu efetivo enfrentamento.</p> Matheus Philippe de Faria Santos, Thales Augusto Ferreira Andrade, Antônio Jaeger Copyright (c) 2024 Cadernos de Psicologia https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/220 Qui, 19 Dez 2024 00:00:00 -0300 Devemos Falar sobre o Nojo: Uma Revisão Narrativa https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/221 <p><span style="font-weight: 400;">O nojo foi quase completamente ignorado até meados dos anos 1990, visto que até então não havia nenhum artigo publicado especificamente sobre esta emoção básica. O objetivo deste artigo foi revisar criticamente a literatura sobre o conceito e a expressão do nojo, assim como suas aplicações. O nojo foi contextualizado como uma emoção de relevância evolutiva, biológica e social por possibilitar a evitação de contaminação por patógenos, apresentando-se como um dos mecanismos mais importantes para o ser humano à medida que auxilia na prevenção de doenças, quanto pela função social do nojo moral. A disposição ao nojo e seus componentes de propensão, sensibilidade e reatividade podem estar associadas a transtornos mentais, contextos sociais e autopercepção. Os tratamentos para os transtornos mentais associados ao nojo não apresentam protocolos específicos para a emoção nojo. Até o momento, existem apenas adaptações de protocolos utilizados para medo, como a terapia de exposição. Dada a importância do nojo e a presença dessa emoção em tantos contextos, é uma necessidade abordar diretamente esta emoção e suas interfaces na psicologia.&nbsp;</span></p> Gabriela de Freitas Rodrigues, Guilherme Rodrigues Moritz, Lisiane Bizarro Copyright (c) 2024 Cadernos de Psicologia https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/221 Qui, 19 Dez 2024 00:00:00 -0300 Medidas Diretas e Indiretas da Depressão: Contextos Históricos e Tecnologias Atuais https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/267 <p>O presente estudo teórico analisa medidas indiretas e diretas do comportamento na avaliação da depressão. Explora as vantagens e as desvantagens de cada uma delas e sobre os contextos históricos e operacionais que favoreceram a predominância das medidas de autorrelato para a avaliação da depressão. Apresenta algumas respostas adotadas como medidas diretas para avaliação da depressão, tais como a velocidade da fala, pausas, duração das pausas, latência, tom de voz, emocionalidade da fala e diversidade lexical. Também aponta sobre o avanço das tecnologias podem propiciar uma retomada na investigação das medidas diretas e os problemas relacionados ao emprego pouco crítico das inteligências artificiais como ferramenta para a distinção de padrões depressivos/deprimidos e não deprimidos. Destaca ainda como o predominante uso de medidas indiretas de comportamento pode representar uma limitação no ranqueamento das&nbsp;psicoterapias baseadas em evidência.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Eduardo Sousa Gotti, Roberto Alves Banaco Copyright (c) 2024 Cadernos de Psicologia https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/267 Qui, 19 Dez 2024 00:00:00 -0300