Revisão Sistemática da Literatura sobre Expressividade e Regulação Emocional em Estudantes do Ensino Médio
Expressividade Emocional em estudantes
Palavras-chave:
expressividade emocional, regulação emocional, adolescentes, ensino médio, estudantesResumo
Resumo: A adolescência é um período marcado por muitas mudanças biopsicossociais na vida de um indivíduo. Nesse sentido, o Ensino Médio traz uma forte carga emocional, pois o adolescente precisa se preparar para pensar sua carreira, além de seus dilemas pessoais. Desse modo, o presente estudo buscou compreender o que tem sido produzido acerca dos temas expressividade emocional e regulação emocional em estudantes do Ensino Médio. Para isso, realizou uma revisão sistemática em quatro bases de dados (PubMed, PepSic, SciELO e Lilacs), incluindo artigos publicados entre 2011 e 2021. Inicialmente foram selecionados 3.723 artigos, que após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram reduzidos a dois. Os resultados aqui obtidos revelam que são ínfimas as investigações sobre expressividade emocional e regulação emocional no país. Entretanto, ambos são claros quantos aos efeitos positivos das intervenções com adolescentes que incluíam identificação, entendimento e nomeação das emoções, integrantes da habilidade de regulação emocional. No primeiro artigo se demonstra que esses procedimentos foram capazes de substituir a resposta violenta por meio do uso de objeto culturais de expressão como audiovisual e teatro. No segundo, o processo de regulação emocional auxiliou os adolescentes a construírem projetos vitais e a desenvolverem sentimentos que excediam os interesses pessoais e incluíam a preocupação e o bem-estar de outros. A relevância dos estudos confirma a necessidade de realização de pesquisas nacionais de modo a produzir mais conhecimento na área e subsidiar intervenções para o desenvolvimento socioemocional dos adolescentes.