Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado, ou estar submetido, a qualquer outro periódico nacional ou internacional.
  • Ter a aprovação previa da submissão e assinatura dos/as autores/as (Chec list autores).
  • Ter a aprovação previa da submissão e assinatura dos/as autores/as (Declaração de Responsabilidade e de Consentimento para Submissão).
  • Apresentar a descrição da contribuição de cada autor para a realização da pesquisa e do artigo.
  • Apresentar uma breve biografia dos/as autores/as.

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso são imprescindíveis para a submissão dos trabalhos bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Se você tiver uma conta, clique em Acesso. Se você quer criar uma nova conta, clique em Cadastro

É impresindível que:

  • O manuscrito seja inédito e não esteja submetido a qualquer outro periódico.
  • A extensão do manuscrito tenha o mínimo de 10 laudas e máximo de 40 laudas, excluindo-se todos os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais (resumo, abstract, resumen, referências, figuras e tabelas, resumo expandido em inglês e uma breve apresentação da importância de até três referências para orientar os leitores no aprofundamento do tema.
  • A formatação e a apresentação das referências no corpo do manuscrito ou na lista de referências deve estar em completa conformidade com o Manual de Publicação da American Psychological Association (APA) (7ª edição ou edição vigente).
  • Ao final do manuscrito seja incluída uma breve apresentação de até três referências para orientar os leitores no aprofundamento do tema (máximo de 20 palavras – as referências não contam).
  • Os autores providenciem e comprovem a realização de revisão gramatical e ortográfica do artigo, por um revisor especializado, e enviem o comprovante do trabalho de revisão.

A submissão apenas será aceita com a apresentação 1) do manuscrito em acordo com as normas da revista; 2) do Checklist para autore/as preenchido e assinado pelo/a autor/a responsável pelo contato com a revista e 3) a Declaração de Responsabilidade e de Consentimento para a Submissão preenchida e assinada pelos/as autores/as.

I. Tipos de colaboração aceita

Estudos teórico / conceituais – Artigo teórico/conceitual deve desenvolver argumentos para fazer avançar conceitos ou teorias recorrendo, preferencialmente, à literatura da pesquisa empírica vigente. Espera-se a apresentação da análise de construtos teóricos e o questionamento de modelos com o correspondente refinamento da (s) teoria (s) /do (s) conceito (s). Sugere-se a clara apresentação de lacunas, discrepâncias e inconsistências em uma teoria ou conceito e que se discutam propostas claramente formuladas para a realização de pesquisas futuras. O manuscrito deve ser organizado em: Introdução/Método/Resultados/Conclusão. 

Estudos históricos – Artigo que destaca o caráter histórico de teorias, conceitos, vertentes filosóficas de teorias/conceitos, abordagens ou práticas da psicologia. Deve caracterizar-se como ensaio que apresenta a (s) origem (ns), os percursos, as mudanças dos temas selecionados para análise. A pergunta ou questão norteadora do artigo deve estar claramente definida em uma introdução que discute o estado da arte do tema em destaque. O procedimento de análise histórica adotado deve ser descrito detalhadamente. O manuscrito deve ser organizado em: Introdução/Objetivo/Procedimentos de Análise/Desenvolvimento/Conclusão

Estudos metodológicos – Artigo que se constitui na análise de procedimentos e métodos de investigação. O artigo deverá apresentar uma análise crítica dos procedimentos ou do método adotado na(s) pesquisa(s), apontando êxitos, fragilidades e oferecendo alternativas metodológicas. Destaca-se que não se trata da apresentação de artigos que relatam a realização de pesquisas empíricas (quantitativas ou qualitativas). As sínteses de artigos empíricos podem ser apresentadas apenas a título de ilustração. Espera-se que seja exposta e discutida uma nova abordagem da prática de pesquisa ou as modificações de métodos ou as discussões sobre a análise de dados (quantitativa ou qualitativa). Solicita-se seguir a recomendação do Manual da APA (7ª edição ou edição vigente) para a formulação dos estudos metodológicos que devem oferecer ao leitor “detalhes necessários paraos pesquisadores verificarem a aplicabilidade e exequibilidade de metodologia para um determinado tipo de problema de pesquisa estudado (p. 8-9). O manuscrito deve ser organizado em: Introdução/Método/Resultados/Conclusão.

Revisão de Literatura - Espera-se a apresentação e descrição clara e completa do problema orientador da revisão, acompanhadas da síntese de pesquisas que informem o estado da arte. O manuscrito deverá ser organizado com: uma introdução que sumarize as pesquisas relacionadas ao problema tratado; descrição do método (Sugere-se o sistema Prisma ou informação clara da natureza da revisão - sistema Cochrane-revisão narrativa ou outros), devidamente referenciado, com a descrição detalhada dos procedimentos de busca, seleção e análise dos artigos, publicados em um intervalo mínimo de 10 anos. Os resultados e discussão deverão descrever as relações, lacunas, inconsistências e contradições entre as pesquisas e dar destaque a sugestões de pesquisas futuras. A revisão de literatura poderá ou não ser acompanhada de meta-análise ou meta-síntese. O manuscrito deve ser organizado em: Introdução/Método/Resultados/Conclusão.

Bionotas da Psicologia Brasileira – A sessão tem por objetivo a criação de um acervo de Notas Biográficas e indicações bibliográficas daqueles/as profissionais, acadêmicos/as ou não, que se destacaram na construção e institucionalização da Psicologia no Brasil. As Notas deverão apresentar as principais informações sobre a pessoa biografada, tais como data e local de nascimento (e morte, se for o caso), dados da formação acadêmica e da vida profissional, redes e contextos intelectuais da vida profissional da pessoa biografada, contribuição para o estudo, a pesquisa, e outras atividades relevantes da Psicologia. As Notas deverão ser apesentadas em até cinco laudas e incluir até cinco itens bibliográficos da pessoa biografada. Pede-se incluir uma foto, uma capa de livro ou alguma referência imagética da pessoa biografada. As submissões serão apreciadas pela Comissão Editorial que avaliará a compatibilidade da proposta com as normas e objetivos da revista.

Memorabilia – A sessão tem o objetivo de registrar as apresentações que permaneceram na memória de ouvintes, sem que fossem publicadas em periódicos científicos, livros, anais de eventos, documentos de cunho acadêmico ou administrativo (Destaca-se que material escrito em qualquer meio não será publicado). Memorabilia reunirá conferências, palestras, notas de aula, seminários apresentados por autores/as da Psicologia, proferidos em eventos, cursos, seminários, programas de disseminação científica e outros realizados no país. O manuscrito pode ser submetido pelos/as próprios autores/as ou por pessoa/proponente interposta. Quando o trabalho for apresentado pelo/a autor/a deverá ser derivado de trabalho realizado pelo/a próprio/a autor/a. Quando apresentado por pessoas que não o/a autor/a, o manuscrito deverá ser acompanhado da autorização expressa, escrita e assinada pelo autor/a ou pelo/a responsável legal pela guarda da obra do/a autor/a. O manuscrito da sessão Memorabilia deverá ter um mínimo de 10 e máximo de 40 páginasImportante: - O artigo deverá ser composto por: (1) uma breve descrição do contexto que deu origem à fala, conferências, palestras, aulas, seminários, vídeos, podcast etc., ou seja, descrever as condições originais de apresentação do trabalho (informações sobre o tipo de trabalho/ evento/ instituição/ contexto acadêmico/ local/ data em que o trabalho foi apresentado) e (2) a exposição do trabalho propriamente dito, composta pela apresentação geral do tema e do objetivo do manuscrito seguidos do desenvolvimento e da conclusão. Além da lista de referências usual, (sem esquecer as mídias sociais – a 7ª edição do manual da APA tem o formato de apresentação das referências mais contemporâneas), pede-se destacar, pelo menos, duas referências imprescindíveis para o/a leitor/a acompanhar ou aprofundar-se no tema e dar até duas indicações de leituras ou de vídeos ou outro meio para acesso do leitor à material similar. Enfatizamos que as indicações de leitura devem ser apresentadas após a lista de referências. Os destaques e indicações adicionais devem ser apresentados após as referências. O manuscrito da sessão Memorabilia será apreciado pela Comissão Editorial que avaliará o mérito da proposta e sua compatibilidade com as normas e objetivos da revista. Nesta avaliação serão considerados: o objetivo do manuscrito, o desenvolvimento do tema, as conclusões e o alcance da contribuição para a área da Psicologia a que se propõe.

Estudo documental - O artigo deve explicitar claramente o objetivo, e ser organizado a partir da apresentação de uma pergunta de pesquisa ou de hipóteses de interesse a serem abordadas pelo exame de fontes previamente existentes. O texto deve incluir um inventário dos documentos disponíveis e a sua análise crítica, de modo a considerar a autenticidade, confiabilidade e procedência do material selecionado. Além disso, deve descrever os procedimentos empregados para identificação, seleção e análise da documentação. Os documentos que comporão o trabalho podem ser de domínio público ou de caráter privado. Por exemplo: Regulamentação federal, estadual, municipal ou de instituições, conselhos e entidades (leis, decretos, resoluções, portarias e normas); Acordos, tratados e convenções nacionais e internacionais; Dados de censos, de arquivos institucionais ou particulares, de relatórios corporativos, de registro de patentes, genealógicos; Relatórios científicos de agências de fomento ou grupos de pesquisa consolidados, bem como notas técnicas; Programas de rádio ou televisão, documentos cinematográficos e/ou seus roteiros, material de publicidade, podcasts, sites e redes sociais; Diários e correspondências pessoais, documentos e registros iconográficos de família, autobiografias etc. Os estudos documentais distinguem-se dos artigos de revisão de literatura, pois analisam documentos diferentes dos textos científicos publicados no formato de monografias, dissertações, teses, artigos, capítulos e livros. O manuscrito deve ser organizado em: Introdução/Método/Resultados/Conclusão.

Ensaio - tem o objetivo de expor e discutir uma tese original sobre um determinado tema, sem esgotá-lo. No ensaio, defende-se um ponto de vista e apresenta-se uma argumentação, tanto para sustentar como para se contrapor à tese, de acordo com uma base sólida de referências da literatura. As referências da literatura são imprescindíveis e devem ser claramente apresentadas. O manuscrito deve ser organizado em: Introdução / Fundamentação / Conclusão / Referências.

Cadernos de Psicologia/Psychology Notes incentiva seus/suas autores/as a incluírem ao final dos estudos teórico/conceituais, históricos, metodológicos e das revisões de literatura alguns elementos que têm o caráter opcional. Mesmo sendo opcionais, a revista considera que qualquer dos elementos enriquecerá as informações às/aos potenciais leitores/as. Os elementos opcionais podem ser: 

- Um resumo expandido, em inglês, com até 500 palavras, que será publicado na última seção do artigo.

- A apresentação de até três referências de livros, vídeos, websites que poderiam ser de interesse o leitor do artigo e que não fazem parte das referências do manuscrito

- A apresentação de uma breve discussão (até 200 palavras) que trate de um tópico adjacente ao manuscrito considerado fascinante pelos autores

Os elementos opcionais devem ser apresentados em páginas separadas, depois dos elementos textuais do manuscrito.

II. Orientação para submissão dos artigos

A submissão do manuscrito deverá ser feita pelo sistema eletrônico de gerenciamento do processo de publicação, disponível: https://cadernosdepsicologia.org.br, Manuscritos recebidos por correio convencional, fax, e-mail ou qualquer outra forma de envio não serão apreciados pela revista. Após a submissão do manuscrito no sistema eletrônico, os/as autores/as receberão a mensagem de confirmação. O tempo médio estimado para a tramitação entre a submissão do manuscrito e sua publicação é de um ano.

As seguintes condições são imprescindíveis para que o manuscrito submetido à revista seja considerado para análise editorial:

  • Ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado, ou estar submetido, a qualquer outro periódico nacional ou internacional. 
  • Atender a todas as recomendações do Check list para os autores
  • Estar em conformidade com o Manual de Publicação da American Psychological Association (APA) (7ª edição ou edição vigente). O não atendimento às recomendações do Manual implicará a solicitação automática de ajustes às normas, antes da avaliação de aceitabilidade para apreciação de pareceristas ad hoc.
  • Ter a aprovação previa da submissão e assinatura dos/as autores/as (Declaração de Responsabilidade e de Consentimento para Submissão).
  • Apresentar a descrição da contribuição de cada autor para a realização da pesquisa e do artigo.
  • Apresentar um mini currículo dos/as autores/as.

III. Aspectos Éticos

Os compromissos éticos de Cadernos de Psicologia/Psychology Notes foram inspirado nos preceitos que guiam o “Annual Review of Psychology” (https://www.annualreviews.org/journal/psych). A revista fundamenta o seu processo editorial no Comitê de Ética em Publicação (Committee on Publication Ethics/COPE) e no Manual de Publicação da American Psychological Association (APA/7ª edição ou edição vigente)

Compromissos e deveres dos editores:

  • Adotar processos para assegurar a qualidade do material que publicam;
  • Manter a integridade do registro acadêmico;
  • Incentivar a exatidão, integridade e clareza dos manuscritos;
  • Incentivar a avaliação objetiva e imparcial pelo Comissão Editorial;
  • Promover a revisão por pares justa, imparcial e oportuna;
  • Avaliar com rigor, objetividade e parcimônia todos os manuscritos submetidos à revista, sem nenhum tipo de distinção;
  • Oferecer pareceres objetivos, construtivos e, acima de tudo, informativos para os autores do manuscrito avaliado;
  • Indicar pareceristas ad hoc que não possuam conflito de interesse na publicação do manuscrito, seja em relação aos autores, aos objetivos da pesquisa, ou à entidade patrocinadora.
  • Garantir a tramitação do manuscrito no sistema de revisão duplo-cego (Double blind review process).
  • Realizar a tramitação dos manuscritos em menor tempo hábil possível.
  • Garantir que toda e qualquer decisão editorial será baseada somente na importância, qualidade, originalidade e mérito do manuscrito.
  • Publicar correções, esclarecimentos, retratações sempre que necessário;
  • Disponibilizar informações sobre financiadores das pesquisas ou outros trabalhos acadêmicos publicados na revista;
  • Esforçar-se para atender às necessidades dos autores e leitores;
  • Impedir que interesses empresariais comprometam os padrões intelectuais e éticos do periódico;
  • Defender a liberdade de expressão;

Responsabilidades dos autores

  • Garantir que o manuscrito submetido para publicação não está submetido ou publicado em nenhum outro veículo de comunicação, nem foi publicado (Ver Modelo Declaração de Responsabilidade e de Consentimento para Submissão);
  • Preencher e anexar o Checklist para autores/as;
  • Apresentar lista completa de referências, atendendo às determinações da APA (7º edição ou edição vigente), ao final do manuscrito;
  • Informar explicitamente sobre o suporte financeiro, quando for o caso;
  • Informar a participação ativa de autore/as na elaboração do manuscrito, contribuindo significativamente para o texto;
  • Garantir que que não há qualquer espécie de plágio;
  • Informar a creditação e/ou permissão do proprietário de qualquer marca registrada ou direito autoral no manuscrito, caso seja necessário. 
  • Dar ciência de ser (em) o/as detentor (es/as) dos direitos autorais. Responsabilizar (em) -se pela (s) autorização (ões) de reprodução dos artigos publicados em Cadernos de Psicologia/Psychology Notes. 
  • Fazer a cuidadosa revisão da correção gramatical do manuscrito em português e dos resumos em inglês (abstract) e espanhol (resumen).
  • Declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc.
  • Garantir que qualquer reprodução do artigo em outros meios contenha a informação das referências completas da publicação original do artigo em Cadernos de Psicologia/Psychology Notes. 
  • Conceder à revista Cadernos de Psicologia/Psychology Notes a autorização para a reprodução dos artigos aqui publicados em outros meios de divulgação e para fins de difusão em outros meios de divulgação da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).
  • Além disso, os/as autores/as comprometem-se a garantir a qualidade da redação que será de sua exclusiva responsabilidade. Caso o manuscrito deixe de atender às normas de redação clara, rigorosa e correta não poderá ser veiculado neste periódico e será arquivado sem apreciação por editores/as associados/as. 

A comissão editorial compromete-se a buscar o constante desenvolvimento do escopo da revista, e da qualidade editorial da Cadernos de Psicologia/Psychology Notes e, quando e se for oportuno, dará início às indexações.

As diretivas que guiam o processo editorial da Cadernos de Psicologia/Psychology Notes estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos:

IV. Apresentação dos manuscritos

Todos os artigos submetidos a Cadernos de Psicologia/Psychology Notes devem atender às orientações a seguir: ser digitado em processador de texto compatível com o padrão Word for Windows ® 6.0 ou superior, em fonte Times New Roman, tamanho 12; com espaçamento duplo e alinhamento à esquerda. A página deverá corresponder ao tamanho A4, com 2,5 cm de margens em todos os lados (i.e., superior, inferior, esquerda e direita). Palavras ou expressões de origem estrangeira, estrangeirismos e símbolos estatísticos devem ser destacados em itálico. 

Os manuscritos poderão conter, se indispensável, figuras e fotos coloridas, pois todas as publicações serão, exclusivamente, eletrônicas. Todavia, conforme as normas do Manual de Publicação da APA (7ª Edição ou edição vigente), as cores não são permitidas em tabelas.

Ordem de apresentação dos componentes do manuscrito:

1. Folha de rosto personalizada contendo:

1.1. Título pleno em português, inglês e espanhol. O título pleno não deve exceder 15 palavras.

1.2. Sugestão de título abreviado em português, inglês e espanhol. O título abreviado não deve exceder quatro palavras.

1.3. Nome de cada autor/a e suas afiliações institucionais. É obrigatório incluir ORCID de cada autor/a (ver em https://orcid.org/). 

1.4. Indicação de um/a autor/a e seu endereço, telefone e endereço eletrônico correspondente para contato com a Revista.

1.5. Indicação do autor/a responsável pelo contato com os leitores bem como de seu endereço e contato de e-mail.

1.6. Quando necessário, incluir parágrafo reconhecendo apoio financeiro, colaboração de colegas, técnicos e outros fatos.

1.7. Nota dos/as autor/as com outras informações que julgar relevantes (opcional).

1.8. Apresentar a descrição da contribuição de cada autor/a para a realização da pesquisa e do artigo

1.9. A Folha de Rosto deve ser numerada com o número 1 e seguida pelas demais páginas do manuscrito numeradas em sequência.

2. Folha de rosto personalizada sem identificação:

2.1. Título pleno em português, inglês e espanhol.

2.2. Sugestão de título abreviado em português, inglês e espanhol.

3. Folha contendo o Resumo em português, em inglês (Abstract) e em espanhol (Resumen)

O Resumo deve conter o mínimo de 100 e o máximo de 250 palavras, seguido de cinco palavras-chave para indexação do trabalho. As palavras-chave devem ser escolhidas com precisão adequada para fins de classificação, permitindo que o trabalho seja recuperado no conjunto de trabalhos semelhantes. Sugere-se que os autores busquem as palavras-chave no banco de terminologias BVS Psicologia Brasil. Disponível em: http://www.bvs-psi.org.br/php/level.php?lang=pt&component=17&item=124. Para key words ou palabras clave, buscar o Thesaurus.

4. Manuscrito propriamente dito

O manuscrito deve iniciar com uma folha de rosto contendo o título do texto e o subtítulo, em português, inglês e espanhol. 

O título deve conter até 15 palavras. Deve ser uma afirmação clara sobre o conteúdo do artigo. Sugere-se que o/a autor/a siga as instruções para organização de título e subtítulo na mais recente edição do Manual de Publicação da APA, (7ª edição ou edição vigente).

O corpo do texto deverá ter o mínimo de 10 e o máximo de 40 páginas, excluindo folha de rosto, resumo e lista de referências bibliográficas. Deverá ser compatível com folha tamanho A4, com 2,5 cm de margens em todos os lados e recuo da primeira linha do parágrafo de 1,2.  O arquivo deve estar gravado em um editor Word for Windows®6.0 ou superior, com fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento duplo entre linhas, incluindo resumo e referência

Os locais para inserção de figuras e tabelas devem ser claramente indicados no texto.

As Notas de rodapé devem restringir-se à complementação de informações que, julgadas imprescindíveis, não caibam na sequência lógica do texto; devem ser reduzidas ao mínimo.

As Citações de autores devem obedecer às normas do Manual de Publicação da APA, (7ª edição ou edição vigente). No caso de citação direta, a transcrição deve ser delimitada por aspas e a citação do autor deve ser seguida do número da página citada. Citações literais devem ser evitadas, mas quando tiverem 40 palavras ou mais, devem ser apresentadas em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de 0,5cm em cada margem, na posição de um novo parágrafo. O mesmo tamanho de fonte do texto (12) deve ser utilizado. 

A lista de Referências deve ser inserida em uma nova página de referências formatada em espaço duplo.

5. Figuras

Devem ser apresentadas ao final do texto, uma em cada página do texto, incluindo legenda. Para assegurar qualidade de reprodução, figuras que contenham desenhos devem ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Como há limites para a largura de figuras na versão publicada (PDF), os autores devem tomar cuidado para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso seja necessária redução. O título da deve ser apresentado à parte como texto, em folha separada. Em adição, produza um arquivo contendo todas as figuras, cada figura em uma página e uma página com todos os títulos das Figuras com os números correspondentes. 

Caso o manuscrito apresente figuras extraídas de outros artigos ou mídias, será necessário enviar a autorização expressa do autor ou veículo de divulgação para uso devidamente comprovada pelo autor ou agência responsável. Sem a autorização escrita, o artigo não será apreciado. A autorização deverá estar anexada no momento da submissão do manuscrito.

6. Tabelas

Devem ser apresentadas ao final do texto, uma em cada página, incluindo título e legenda (quando necessário). Os autores deverão limitar sua largura a 60 caracteres, para tabelas simples que ocupem uma coluna impressa, incluindo três caracteres de espaço entre colunas, e limitar sua largura a 125 caracteres, para tabelas que ocupem duas colunas impressas. O comprimento de tabelas não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé. Caso o manuscrito apresente tabelas extraídas de outros artigos ou mídias, será necessário anexar a autorização para uso, devidamente comprovada pelo autor ou agência responsável.

7. Anexos / Apêndices

Os anexos e apêndices devem ser apresentados apenas quando contiverem informação original imprescindível, ou destaque indispensável para a compreensão do trabalho.

8. Elementos Opcionais

A revista prevê a possibilidade de  três tipos de elementos que podem ser acrescentados ao manuscrito a critério de autores/as:  Breve apresentação do reconhecimento da importância de até cinco referências ou citações; Apresentação de até cinco referências de livros, vídeos, websites que poderiam ser de interesse o leitor do artigo e que não fazem parte das referências do manuscrito e apresentação de uma breve discussão (até 200 palavras) que trate de um tópico adjacente ao manuscrito considerado fascinante pelos autores

V. Apreciação pela comissão editorial

Os manuscritos recebidos serão apreciados pela Comissão Editorial. Se estiverem de acordo com as normas de publicação da revista, serão encaminhados a pareceristas ad hoc. A avaliação segue procedimento duplo-cego (double-blind review). A identidade de autores/as e suas afiliações institucionais não serão informadas a pareceristas ad hoc. Do mesmo modo, a identidade de pareceristas ad hoc não será informada a autores/as. A Comissão Editorial apreciará os pareceres (ad hoc) e notificará a decisão a autores/as. As decisões podem compreender: aceite sem modificação; aceite com solicitação de reformulação, necessidade de amplas reformulações, resubmissão para nova apreciação, ou recusa.

Em caso de solicitação de reformulações, estas deverão atendidas por autore/as. O manuscrito revisado deve ser submetido novamente pelo sistema, de acordo com o processo integral de submissão. O manuscrito reformulado deve conter todas as revisões marcadas em vermelho. Em uma carta a editores/as, cada revisão deve ser detalhada e todas as sugestões e comentários devem ser indicados com a respectiva alteração ou a justificativa/motivo para não os acatar. O manuscrito reformulado passará por nova apreciação pela Comissão Editorial e por pareceristas ad hoc. Podem ser solicitadas tantas mudanças quantas forem necessárias para uma possível aceitação final do texto. À decisão final sobre a publicação do manuscrito será comunicada a autores/as. Salienta-se que a solicitação de revisões não implica, necessariamente, a aceitação de publicação do manuscrito reformulado.

A Comissão Editorial poderá fazer pequenas modificações no texto. No caso de o manuscrito ser aprovado para publicação, uma prova gráfica será enviada para a última revisão de autores/as. Esta revisão deverá ser devolvida acompanhada de uma manifestação de aprovação por parte de autores/as e coautores/as.

O tempo médio de tramitação do manuscrito entre a submissão e a publicação é de um ano.

Importante:  Cadernos de Psicologia/Psychology Notes não corrige os manuscritos submetidos, nem os resumos apresentados nos diversos idiomas, com relação a aspectos gramaticais e ortográficos. O cuidado e a correção gramatical e a ortografia dos manuscritos é obrigação exclusiva de autores/as do manuscrito, sendo uma etapa prévia à submissão. Os artigos serão publicados com a redação proposta por autores/as. Para evitar a devolução do manuscrito por dificuldades de redação, sugere-se que, previamente ao envio do manuscrito para apreciação da revista, os/as autores/as submetam o texto a uma revisão feita por profissional ou empresa especializada.

VI. Aceite do manuscrito 

Encerrado o período de edição de um artigo online, este receberá um DOI e será veiculado em Cadernos de Psicologia e nos meios de divulgação da revista e da SBP.

Um volume da revista, Cadernos de Psicologia/Psychology Notes, com o ISSN e data de lançamento, será composto tão logo seja veiculado um conjunto de, no mínimo, dez artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.