Experiência com a COVID-19 e sintomas relacionados à saúde mental

Palavras-chave:

Saúde menta, Pandemia, COVID-19, Ansiedade, Estresse

Resumo

Objetivo: identificar a experiência com a COVID-19 e os sintomas relacionados à saúde mental em adultos brasileiros no período de novembro a dezembro de 2021. Métodos: Trata de estudo transversal com coleta de dados online e amostragem não-probabilística. Utilizou-se questionário exploratório e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. A prevalência de pessoas que testaram positivo ou não para COVID-19 segundo características demográficas e sintomas relacionados à saúde mental foram estimadas por intervalo de confiança de 95%. A prevalência segundo a sintomatologia também foi estimada entre os participantes que testaram positivos (assintomático, sintomático sem ou com hospitalização). Sentimentos e percepção frente ao contexto pandêmico foram analisados utilizando Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Participaram 4.665 pessoas (média de idade=38,9 (desvio-padrão=14,1) anos), 18,3% relataram ter testado positivo para COVID-19 (11,2% assintomáticos, 83,7% sintomático sem hospitalização e 5,1% hospitalizados). Participantes sintomáticos relataram com maior frequência que a pandemia é um trauma enquanto os assintomáticos apresentarem prevalência significativamente menor do que aqueles que nunca testaram positivo para COVID-19 (COVID–). Observou-se alta prevalência de ansiedade, angústia, medo e insônia na amostra. Prevalência de sintomas depressivos foi menor nos assintomáticos do que entre os COVID– (OR=0,586]0,390-0,879[). De um modo geral, os escores médios de depressão, ansiedade e estresse dos assintomáticos foram menores do que aqueles obtidos nos demais grupos. Conclusão: Sintomas relacionados à saúde mental foram altamente prevalentes na população adulta e verificou-se uma descompressão emocional entre aqueles que testaram positivo para COVID-19 e que foram assintomáticos em relação àqueles que nunca testaram positivo para COVID-19.

2022-09-28

Como Citar

Campos, J., Gonzalez Martins, B., Arrais de Campos, L., Souza Silva, B. N., & Nordi Dovigo, L. (2022). Experiência com a COVID-19 e sintomas relacionados à saúde mental. Cadernos De Psicologia, 20. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/130

Edição