Impactos da Pandemia da COVID-19 sobre a Sensação e a Percepção

Autores

  • Maria Angela Guimarães Feitosa Universidade de Brasília
  • Rui de Moraes Jr. Universidade de Brasília
  • Wânia Cristina de Souza Universidade de Brasília
  • Leonardo Gomes Bernardino Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Manso Melchiades Universidade de Brasília

Palavras-chave:

COVID-19, sentidos químicos, audição, visão, percepção do tempo

Resumo

Neste artigo sintetizamos os principais achados sobre os impactos da pandemia da COVID-19 nos processos sensoriais e perceptuais. Inicialmente apresentamos como o SARS-CoV-2 se comporta e quais os danos que ocasiona no sistema nervoso. A partir disso, focamos em alterações clínicas, prejuízos psicossociais, intervenções e inovações tecnológicas relacionadas aos sentidos químicos, à audição, à visão e à percepção da passagem do tempo. Nos guiamos principalmente a partir da literatura dos últimos três anos, quando a pandemia se alastrou globalmente. A relevância das informações e discussões aqui levantadas não estão circunscritas ao SARS-CoV-2 e a COVID-19, mas também são úteis para vírus não-corona e disfunções sensoriais pós-infecciosas de etiologia diversa. Apresentamos alterações clínicas e subclínicas ocasionadas direta ou indiretamente pela pandemia de COVID-19. No entanto, ainda não se sabe ao certo sobre os efeitos e duração de sintomas residuais e de longo prazo. De especial relevância para psicólogos e outros profissionais da saúde, concluímos que, no que tange a consequências da pandemia na esfera interpessoal, e para todas as modalidades analisadas, observa-se impacto negativo de natureza socioafetiva que está relacionado a alteração na viabilidade e na qualidade da interação com o meio físico e social.

Biografia do Autor

Maria Angela Guimarães Feitosa, Universidade de Brasília

É Ph.D. pela The University of Michigan, Ann Arbor, Estados Unidos. É professora titular na Universidade de Brasília. Pesquisa sobre percepção auditiva.

Rui de Moraes Jr., Universidade de Brasília

É doutor pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil. É professor adjunto na Universidade Brasília. Pesquisa sobre percepção visual.

Wânia Cristina de Souza, Universidade de Brasília

É Ph.D pela Toyama Medical and Pharmaceutical University, Toyama, Japão. É professora associada na Universidade de Brasília. Pesquisa sobre percepção visual, com ênfase em expressão emocional e reconhecimento de face.

Adriana Manso Melchiades, Universidade de Brasília

É doutora pela Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brasil. É pós-doutoranda do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília. Pesquisa sobre percepção visual e cognição humana.

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Guimarães Feitosa, M. A. ., de Moraes Jr., R., Cristina de Souza, W., Gomes Bernardino, L., & Manso Melchiades, A. (2022). Impactos da Pandemia da COVID-19 sobre a Sensação e a Percepção. Cadernos De Psicologia, 30. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/146

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19

Most read articles by the same author(s)