Uma proposta para o desenvolvimento da criatividade na escola, segundo o modelo de Joseph Renzulli

Autores

  • Angela Mágda Rodrigues Virgolim

Palavras-chave:

metodologia, criatividade

Resumo

Joseph Renzulli assinala o papel decisivo da escola em estimular o desenvolvimento do talento criativo em todos os seus alunos. Pesquisas têm consistentemente mostrado que as pessoas que são reconhecidas por suas contribuições únicas, originais e criativas demonstram possuir um conjunto bem definido de traços: habilidade acima da mpedia, criatividade e envolvimento com a tarefa. É na interação dinâmica entre os três traços que se encontram os ingredientes essenciais para o desenvolvimento do talento criador e da inteligência em todos os seus alunos, e não só naqueles que possuem um alto QI. A criança é percebida como um aprendiz em primeira mão, tendo a oportunidade de escolher e de trabalhar os problemas do mundo real que são relevantes e desafiadores para ela, e de desevolver interesses novos e diversificados e uma grande variedade de processos de pensamento.

Publicado

1998-01-01

Como Citar

Mágda Rodrigues Virgolim, A. (1998). Uma proposta para o desenvolvimento da criatividade na escola, segundo o modelo de Joseph Renzulli. Cadernos De Psicologia, 4(1), 97-112. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/32