Psicologia e Educação do Superdotado

Definição, Sistema de Identificação e Modelo de Estimulação

Autores

  • Denise de Souza Fleith

Palavras-chave:

metodologia, educação, superdotado

Resumo

Este artigo tem como obejtivos discutor a definição de superdotação, descrever características da criança superdotada, apresentar sistemas de identificação do aluno superdotado, introduzir um modelo de estimulação de talentos no contexto escolar (Modelo de Enriquecimento Escolar), bem como discutir estratégias específicas para a implementação do mesmo. Este modelo é resultado de uma parceria entre pesquisa e prática, que tem gerado mudanças nas práticas educacionais para implementação deste modelo, podem ser mencionadas as atividades de enriquecimento, compactação do currículo, precedimentos de aceleração e grupos de enriquecimento. O Modelo de Enriquecimento Escolar caracteriza-se pela flexibilidade de implementação do mesmo. Ao invés de um pacote pronto para ser usado, o modelo oferece um plano de organização a ser adaptado conforme as necessidade do professor e do aluno e características do ambiente escolar.

Publicado

1999-01-01

Como Citar

de Souza Fleith, D. (1999). Psicologia e Educação do Superdotado: Definição, Sistema de Identificação e Modelo de Estimulação. Cadernos De Psicologia, 5(1), 37-50. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/42