A experiência perceptiva, o corpo e a pessoa deficiente visual

Autores/as

  • Elcie Aparecida Fortes Salzano Masini

Palabras clave:

deficiente visual, educação

Resumen

Este trabalho dis respeito à busca e ao delineamento de um caminho para a educação da pessoa deficiente visual. Emergiu da análise da bibliografia especializada sobre o deficiente visual, pesquisa realizada de 1985 a 1988 e posteriormente publicada (Masini, 1994), que mostrou ser seu desenvolvimento e sua aprendizagem definidos a partir de padrões adotados para os videntes. Verificou-se nos instrumentos de avaliação a nas propostas educacionais examinadas que o "conhecer" esperado na educação do deficiente visual tem como pressuposto o "ver", e que, portanto, não se leva em conta as diferenças de percepção dos que têm e dos que não têm como sentido predominante a visão.

Publicado

1996-01-01

Cómo citar

Aparecida Fortes Salzano Masini, E. (1996). A experiência perceptiva, o corpo e a pessoa deficiente visual. Cuadernos De psicología, 2(1), 39-44. Recuperado a partir de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/10