Criança com Câncer e Escola: Integrando a Pesquisa à Assistência

Autores/as

  • Elizabeth Ranier Martins do Valle

Palabras clave:

infância, educação, câncer

Resumen

Pesquisas mostram que crianças com câncer em idade escolar sentem as limitações impostas pela doença e tratamento à sua escolarização e socialização. Por outro lado, outros estudos revelam que professores que têm alunos com câncer não possuem informações sobre a doença, têm dificuldade em lidar com a criança doente. Assim, devido à reinserção escolar dessa criança ser prejudicada, propostas de intervenção junto à escola vêm sendo realizadas no sentido de informar e prevenir posturas preconceituosas em relação à criança com câncer, sua doença e tratamento: exibição de vídeo educativo, discussão em classe com alunos e professores, redações sobre a temática. Concomitantemente, no hospital há um trabalho da equipe com a família e com a criança doente para orientação do seu retorno escolar, tão importante para seu desenvolvimento, e para que se perceba igual aos outros.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

Ranier Martins do Valle, E. (1999). Criança com Câncer e Escola: Integrando a Pesquisa à Assistência. Cuadernos De psicología, 5(1), 51-58. Recuperado a partir de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/43