Desenvolvendo o potencial criador
25 anos de pesquisa
Palavras-chave:
metodologia, criatividadeResumo
É apresentada no artigo uma síntese de estudos publicados pela autora nos últimos 25 anos. Após apontar o interesse crescente por criatividade que se observa nos dias atuais e a origem de sua motivação em estudar este tema, a autora descreve algumas questões inicialmente investigadas, como efeitos do Programa de Pensamento Criativo de Purdue em habilidade de pensamento criativo de estudantes, a extensão em que professores do ensino fundamental são capazes de discriminar entre alunos mais e menos criativos, a relação entre habilidade de pensamento criativo de professores e seus alunos a ainda as características pessoais mais desejadas em seus alunos por professores. A seguir, são apresentados estudos avaliando um Programa de Treinamento de Criatividade no qual participaram professores, estudantes universitários, do ensino médio e profissionais de empresas diversas. A autora finaliza descrevendo outros tópicos mais recentemente pesquisados, como fatores que se associam à produção criativa e de mais alto nível e criatividade no contexto universitário.