Potencialidades e Desafios do Atendimento Psicológico Online durante a Pandemia da Covid-19 na Perspectiva dos Profissionais
Palavras-chave:
Atendimento psicológico online; Amazonas; Psicologia; Covid-19Resumo
A pandemia da COVID-19 impactou a sociedade, inclusive na oferta de serviços de atendimentos em saúde mental. As medidas de restrição e isolamento social fizeram com que os profissionais de psicologia se adaptassem, respeitando as normatizações elaboradas pelo Conselho Federal de Psicologia que regulamentam os serviços psicológicos prestados por meio da Tecnologias da Informação e da Comunicação. O presente estudo teve como objetivo investigar as potencialidades e desafios dos profissionais de psicologia durante a pandemia da COVID-19. Para seu alcance, foi realizado um grupo focal com sete psicólogos e professores do curso de Psicologia de uma Universidade Federal da região norte do país. Os relatos foram analisados por meio da análise temática, categorizados em (1) atendimento on-line como novo campo de possibilidades e ampliação dos horizontes, (2) aprendizado do atendimento on-line por meio do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e (3) encaminhamentos após o atendimento online e seus desafios. Os resultados demonstraram que os profissionais se adaptaram à nova realidade e exigência de distanciamento social para a prestação de serviços em saúde mental para a população, perceberam a necessidade do ensino dessa modalidade aos estudantes, para que haja melhor formação teórico-técnica e ética e corroboram com os estudos anteriores de que a Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas de mediação a ser utilizada entre o psicólogo e a pessoa atendida na promoção da saúde.