Avaliação da Personalidade na Era do Big Data: uma Revisão Sistemática

Autores

Palavras-chave:

Personalidade, Rastros Digitais, Big Data

Resumo

O alcance de observações naturalísticas da personalidade em ambientes on-line foi ampliado com as novas tecnologias de comunicação. Isso possibilitou capturar um grande volume de rastros digitais (Big Data). Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de artigos científicos nacionais e internacionais que usaram rastros digitais para observar a manifestação da personalidade, nos últimos dez anos (2011 a 2020). Os artigos foram buscados nas bases de dados eletrônicos PsycINFO, SciELO, Scopus (Elsevier) e PePSIC. Ao todo, foram encontrados 25 artigos, sendo que apenas um deles foi elaborado por pesquisadores brasileiros. Também foi encontrado que a avaliação da personalidade por meio de rastros digitais tem sido usada com diferentes objetivos, por exemplo, para elaborar sistemas de recomendação de produtos e sistemas automáticos de detecção de cyberbullying. Discute-se a importância de pesquisadores brasileiros adquirirem os recursos técnicos necessários para realizar pesquisas empíricas sobre personalidade e Big Data.

Biografia do Autor

Cristiane Moreira da Silva, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora (2013) e Mestre (2006) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Pós-graduada em Direitos Humanos: assistência e proteção a vítimas de crimes e colaboradores da justiça (2009) pela Universidade Católica de Brasília, financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; Especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia (2020); graduada em Psicologia (2003) pela Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora Adjunta do Mestrado em Psicologia e coordenadora da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Universidade Católica de Petrópolis; Professora na graduação em Psicologia da UniLaSalle-RJ.

Jean Carlos Natividade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Ohio State University (EUA). Pós-Doutorado em Psicologia na UFRGS. Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e bolsista produtividade do CNPq. Atualmente, os interesses de pesquisa são nas áreas: estratégias reprodutivas e relacionamentos amorosos, bem-estar subjetivo, medidas implícitas, personalidade e memória de pessoas. 

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Melo de Carvalho, N., Moreira da Silva, C., & Natividade, J. C. (2023). Avaliação da Personalidade na Era do Big Data: uma Revisão Sistemática. Cadernos De Psicologia, 3(3), 23. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/164

Most read articles by the same author(s)