Reflexões sobre o Conceito de Ensino em Animais Humanos e Não Humanos a partir de uma Perspectiva Etológica
Palavras-chave:
Aprendizagem Social, Cognição, Ensino, Etologia, CulturaResumo
Temos como objetivo discutir o conceito de ensino a partir de uma compreensão ampliada que integra a perspectiva etológica com conceitos de construção de nicho, cognição corporeada e ideias provenientes da pedagogia libertária. Inicialmente discutiremos algumas das diferentes definições de ensino e aprendizagem social, pontuando que a questão do ensino permeia questões epistemológicas e ontológicas. Diferentes áreas de conhecimento se debruçam sobre o assunto, e geralmente as definições de ensino são baseadas na presença de capacidades cognitivas complexas como a intencionalidade e a teoria da mente, assim, o ensino é entendido como algo unicamente humano. Utilizamos aqui uma abordagem de baixo para cima, buscando compreender origens evolutivas e fenômenos compartilhados entre espécies, e apresentamos um conceito ampliado de ensino, que pode também ser aplicado em contextos envolvendo animais não-humanos. Mesmo considerando definições abrangentes, registros de ensino em animais não-humanos permanecem raros. Aumentando a comunicação entre diferentes áreas, podemos enfatizar o papel das interações entre indivíduos e ambiente, de onde emergem os processos de ensino e aprendizagem. Defendemos que romper com o pensamento clássico sobre cognição, ensino e aprendizagem vai além das definições acadêmicas, promovendo reflexões sobre a condução de experimentos e projetos de pesquisa. Assim, novas perguntas e metodologias são encorajadas, permitindo avanços no estudo do ensino e da aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas e uma maior comunicação entre disciplinas.