. Uma Revisão Integrativa sobre a Terapia Afirmativa no Brasil: Atualizações desde 2009

.

Autores

Palavras-chave:

Terapia Afirmativa, Minorias Sexuais e de Gênero, Psicoterapia, Preconceito Sexual, Preconceito de Gênero

Resumo

A Terapia Afirmativa é um conjunto especial de conhecimentos psicológicos que, aliada à uma abordagem psicoterapêutica, compreende questões complexas relacionadas ao preconceito contra diversidade sexual e de gênero que as pessoas LGBTQIAP+ enfrentam. Esta Revisão Integrativa reuniu publicações brasileiras em Terapia Afirmativa a partir de 2009, ano no qual foi lançada a primeira obra brasileira acerca do tema. Buscando por “terapia afirmativa” foram selecionadas 25 publicações das bases de dados BVS, Google Acadêmico e LILACS e do Portal de Periódicos CAPES. Os resultados demonstraram uma alta nas publicações entre 2020 e 2022. As principais lacunas indicadas na Psicologia tradicional foram o currículo dos cursos de Psicologia, ainda cisheterocentrados, o preconceito de psicólogos/as/gues, e a falta de formação para atender pessoas LGBTQIAP+. 

Biografia do Autor

Bianca da Silva dos Santos, Atitus Educação

Graduanda em Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa VIA-Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de proteção e de atendimento). 

Jean Von Hohendorff, Atitus Educação

Pós-doutor e Professor do Curso de Psicologia da Atitus Educação.

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Atitus Educação (Passo Fundo), onde coordena o Grupo de Pesquisa VIA-Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de proteção e de atendimento). 

Publicado

2024-09-01

Como Citar

da Silva dos Santos, B., & Von Hohendorff, J. (2024). . Uma Revisão Integrativa sobre a Terapia Afirmativa no Brasil: Atualizações desde 2009: . Cadernos De Psicologia, 4(2), 16. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/243