Psicologia do Desenvolvimento: há questões novas?

Psicologia desenvolvimental: questões persistentes

Autores

  • Ana Maria Almeida Carvalho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Psicologia do desenvolvimento; infância; interação social; sociabilidade; cultura e brincadeira

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir para o questionamento de certas concepções sobre a infância e o sentido do estudo do desenvolvimento. Recorrendo ao trabalho de Evelyn Thoman que, já na década de 80, examinou e questionou alguns pressupostos, em suas palavras, “mitos”, que orientam a Psicologia do Desenvolvimento – os mitos do neonato deficiente, das competências aditivas, da neutralidade emocional e do futurismo – refletimos sobre sua evolução e recorrência na atualidade e apontamos alguns caminhos que temos seguido em nosso trabalho e que consideramos promissores para a crítica desses pressupostos e para a redefinição de conceitos como interação social, sociabilidade, seletividade, vínculo e cultura de pares.

Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento; infância; interação social; sociabilidade; cultura e brincadeira

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Almeida Carvalho, A. M. (2021). Psicologia do Desenvolvimento: há questões novas? Psicologia desenvolvimental: questões persistentes. Cadernos De Psicologia, 1(1), 8. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/92