Tutorial R para Aplicação da Análise de Redes: Estudo de Caso do Medo da Covid-19

Autores

Palavras-chave:

medo, Covid-19, tutorial, psicometria

Resumo

A análise de redes é um método de pesquisa que parte da premissa de que os construtos psicológicos sejam analisados como uma rede de eventos comportamentais que se influenciam mutuamente. tendo sido utilizada de maneira crescente no campo da psicopatologia, em especial no estudo de transtornos psicológicos. Na pandemia, um importante construto preditor de desfechos psicológicos e psiquiátricos tem sido o medo da Covid-19, que se manifesta como ações, pensamentos e afetos relacionadas à pandemia como a possibilidade de infecção, contato com notícias difíceis e perturbação do sono. O objetivo do presente trabalho é, através de um estudo de caso do medo da Covid-19, apresentar um tutorial de análise de dados no software R. Participaram 987 pessoas e a rede mostrou-se estável e com diversas interconexões. A resposta de aceleração do coração ante o pensamento de infecção foi o sintoma mais central e intenso na rede, sendo, portanto, o mais representativo do fenômeno. A comparação entre o local de residência mostrou redes semelhantes, o que confirma a estabilidade do fenômeno, mas observou-se que o sentimento de ansiedade decorrente do contato com notícias sobre a Covid-19 e as alterações no sono por preocupação com a Covid-19 foram mais relevantes entre os moradores de capitais, o que pode ser explicado pela maior quantidade de casos e mortes nessas regiões.

Biografia do Autor

Julian Tejada, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (2011-2013) e Doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2005-2010). Docente em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui trabalhos publicados na áreas de psicologia experimental e neurociência computacional.

Diogo Conque Seco Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutor em Psicologia Econômica pela Tilburg University (2014-2015) e Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (2006 - 2009). Docente em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Possui trabalhos publicados em Análise do Comportamento e Psicologia Econômica.

Walter Lisboa, Universidade Federal de Sergipe

Docente em Psicologia da UFS. Tutor de Psicologia da Residência Multiprofissional do Programa Saúde do Adulto e do Idoso do Hospital Universitário de Sergipe. Doutor pelo Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Membro do Laboratório SUCOR-USP. Líder do NEPCS/UFS – Núcleo de Estudos em Psicologia Clínica e da Saúde.

André Faro

Pós-Doutor em Saúde Pública e Saúde Mental pela Johns Hopkins University (Bloomberg School of Public Health) (2017-2018) e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2008-2010). Docente em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Saúde (GEPPS/UFS). Possui trabalhos publicados em temáticas da saúde e mecanismos de adaptação psicológica. Atualmente é Pesquisador CNPq (Nível 2).

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Tejada, J., Conque Seco Ferreira, D., Lisboa, W., & Faro, A. (2023). Tutorial R para Aplicação da Análise de Redes: Estudo de Caso do Medo da Covid-19. Cadernos De Psicologia, 3(2), 23. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/156

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19