Ato Infracional na Adolescência: Revisão Integrativa dos Estudos na Perspectiva da Teoria Geral da Tensão

Autores

  • Liandra Aparecida Orlando Caetano USP
  • Marina Rezende Bazon

Palavras-chave:

ve: Teoria Geral da Tensão; Conduta infracional; Adolescência; emoções; Revisão da literatura

Resumo

Resumo

A Teoria Geral da Tensão (TGT) argumenta que situações/circunstâncias suscetíveis de gerarem tensões fomentam emoções negativas que, por sua vez, podem criar condições para que adolescentes manifestem condutas antissociais/infracionais, enquanto estratégia de enfrentamento (coping) e/ou como forma de liberação da tensão. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo sistematizar e sintetizar achados de estudos, baseados na TGT, publicados nos últimos 11 anos, visando circunscrever as contribuições desse referencial. A busca foi realizada Academic Search Premier, Web of Science e PsycINFO, com as palavras-chave “General Strain Theory” AND “Juvenile delinquency”. Os critérios de inclusão foram o estudo ter: (1) público-alvo adolescentes; (2) variável desfecho “infrações da lei”; (3) TGT como referencial; (4) ser empírico. Foram selecionados 54 estudos. Os resultados foram organizados nas seguintes categorias: a) Fontes de tesão (diferentes eventos/situações suscetíveis de gerar tensões, atreladas à estrutura/ao funcionamento da sociedade, às características da comunidade, à escola e à família, se ligam significativamente ao envolvimento em prática de infrações, mas também a outros desfechos); b) gênero (as fontes de tensão se diferenciam, em alguma medida, por gênero; dissoluções românticas, tensões financeiras e vitimização criminal são comuns entre os gêneros); c) Mediadores e Moderadores (a emoção raiva, conforme previsão da TGT, é o principal mediador; vínculos sociais fortes e relações familiares positivas se destacam como moderadores). Frisa-se que a TGT contribui ao lançar luz às diversas fontes de tensão que perpassam o desenvolvimento na adolescência e à dimensão subjetiva, das emoções, que podem subjazer sua implicação em atos infracionais.

Palavras-chave: Teoria Geral da Tensão; Conduta infracional; Adolescência; emoções; Revisão da literatura

Publicado

2023-10-19

Como Citar

Caetano, L. A. O., & Rezende Bazon, M. (2023). Ato Infracional na Adolescência: Revisão Integrativa dos Estudos na Perspectiva da Teoria Geral da Tensão . Cadernos De Psicologia, 3(3), 21. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/169