Por que Seguimos Regras? Analisando o Exemplo da Prevenção ao COVID-19

Autores

  • Carla Cristina Paiva Paracampo Universidade Federal do Pará
  • Roberta Coutinho Proença Universidade Federa do Pará
  • Paulo Roney Kilpp Goulart Universidade Federa do Pará

Palavras-chave:

regras, seguir regras, COVID-19, pandemia, prevenção

Resumo

A pandemia de COVID-19 requereu da população mundial a aprendizagem rápida de novos comportamentos que permitiam evitar a disseminação e contaminação pelo coronavírus. A apresentação de regras que descreviam esses comportamentos e sua eficácia foi uma das estratégias utilizadas por governos, comunidades científicas e mídia para produzir as mudanças comportamentais requeridas. Contudo observou-se resistência de parte da população em seguir essas regras. No estudo buscou-se descrever e analisar os possíveis efeitos de algumas variáveis sobre a ocorrência e manutenção do seguir regras que preveniam a contaminação pelo COVID-19, a luz de evidências científicas da literatura analítico-comportamental. As variáveis foram: entendimento da regra complexidade da regra; condições biológicas e repertório comportamental do ouvinte; condições ambientais; e) quem é o falante; consequências produzidas pelo seguir regra; propriedades formais das regras; regras conflitantes; e história individual do ouvinte. Os resultados indicaram que entender a regra não é condição suficiente para que ocorra o seu seguimento. A interação entre variáveis favoráveis e desfavoráveis ao seguir regras a que um ouvinte é exposto, altera a probabilidade do comportamento. Este estudo exemplifica como identificar formas adequadas de apresentar regras e de torná-las mais exequíveis aumenta a chance de preservação da vida da população mundial.

Publicado

2023-07-29

Como Citar

Paiva Paracampo, C. C., Coutinho Proença, R., & Roney Kilpp Goulart, P. . (2023). Por que Seguimos Regras? Analisando o Exemplo da Prevenção ao COVID-19. Cadernos De Psicologia, 3(2), 13. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/201

Edição

Seção

Edição Especial - COVID-19

Most read articles by the same author(s)