Memória e Fake News: Contribuições da Psicologia Cognitiva para a Compreensão do Fenômeno da Desinformação

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Autores

Palavras-chave:

Memória, Cognição, Desinformação, Notícias Falsas, Fake news

Resumo

Embora informações falsas sejam utilizadas sistematicamente com fins políticos e econômicos há vários séculos, recentemente elas alcançaram níveis de influência e de “contágio” sem precedentes. Isto ocorre devido à uma série de fatores, sobretudo tecnológicos e econômicos. Uma infinidade de termos, como notícia falsa, desinformação, contrainformação, má-informação, dentre outros, têm sido utilizados para descrever o fenômeno que é complexo e demanda pesquisas em múltiplas áreas. No entanto, há escassez de literatura em psicologia cognitiva relacionada ao tema, especialmente sobre memória. Visando reduzir essa lacuna, objetivamos no presente artigo estabelecer as pontes entre estes fenômenos e as teorias da memória. Além desse esforço de cunho mais teórico, realizamos uma breve revisão de publicações em português e inglês que apresentam dados experimentais sobre o fenômeno. A maioria dos estudos com psicologia cognitiva encontrados abordam o fenômeno pelas vias de processos de raciocínio e tomada de decisão, porém falham ao desconsiderarem processos de memória. Uma informação falsa raramente é completamente nova e nossos processos decisórios e de raciocínio se apoiam em nossas memórias semânticas para decidir o que é real e o que é falso. Portanto, tomar em consideração os processos de memória é essencial não apenas para o melhor entendimento do fenômeno, como também para o seu efetivo enfrentamento.

Biografia do Autor

Matheus Philippe de Faria Santos, UFMG

Bacharel em Psicologia pela UFMG com intercâmbio no ISCTE-IUL, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá, mestre em Neurociências pela UFMG e doutorando em Psicologia: Cognição e Comportamento pela mesma Universidade. É membro do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (GPMC) e pesquisa, atualmente, sobre memória de reconhecimento e conformidade de memória sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e Neurociências.

Thales Augusto Ferreira Andrade, UFMG

Bacharelando em Psicologia pela UFMG e membro do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (GPMC).

Antônio Jaeger, UFMG

Professor de Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (GPMC), doutor em Psicologia pela UFRGS com pós-doutorados na Washington University, na PUCRS e na USP. Sua pesquisa é focada em processos básicos de memória humana sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva.

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Santos, M. P. de F. ., Andrade, T. A. F. ., & Jaeger, A. (2024). Memória e Fake News: Contribuições da Psicologia Cognitiva para a Compreensão do Fenômeno da Desinformação: . Cadernos De Psicologia, 5(1), 34. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/220