; Habilidades Sociais e Sentido da Vida: Uma Revisão Sistemática

.

Autores

  • Deliani Caetano Trompieri Silveira Universidade de São Paulo / Mestranda
  • Luciana Carla dos Santos Elias

Palavras-chave:

adolescentes; habilidade social; logoterapia; serviços de saúde escolar.

Resumo

As habilidades sociais são recursos importantes ao longo do desenvolvimento humano, assim como a realização do sentido da vida. Objetivou-se revisar a literatura científica, quanto a programas de prevenção/promoção destinados à adolescentes em contexto escolar, com foco nas habilidades sociais e/ou no sentido da vida. Para tanto foi utilizado o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis (PRISMA), realizando busca em artigos indexados nas bases de dados Jstor, PsycInfo, Scopus, ERIC e Web of Science nos últimos 10 anos, por meio dos descritores “logoterapy”, “meaning in life”, “social skills”, “school”, “adolescent”, “promotion”, “prevention” e “intervention”. Foram encontrados 24 artigos, sendo destes 21 programas com foco nas habilidades sociais, 2 abordavam o sentido da vida e 1 ambos os temas. Os estudos apontaram programas com multicomponentes, de diferentes complexidades, aplicados em contextos escolares diversos, que responderam aos objetivos traçados e com diferentes delineamentos metodológicos. Conclui-se que programas que trabalhem habilidades sociais e sentido da vida são escassos e inexistentes em contextos escolares.

Publicado

2024-09-01

Como Citar

Caetano Trompieri Silveira, D., & dos Santos Elias , L. C. . (2024). ; Habilidades Sociais e Sentido da Vida: Uma Revisão Sistemática: . Cadernos De Psicologia, 4(2), 20. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/246

Most read articles by the same author(s)