; Habilidades Sociais e Sentido da Vida: Uma Revisão Sistemática
.
Palavras-chave:
adolescentes; habilidade social; logoterapia; serviços de saúde escolar.Resumo
As habilidades sociais são recursos importantes ao longo do desenvolvimento humano, assim como a realização do sentido da vida. Objetivou-se revisar a literatura científica, quanto a programas de prevenção/promoção destinados à adolescentes em contexto escolar, com foco nas habilidades sociais e/ou no sentido da vida. Para tanto foi utilizado o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis (PRISMA), realizando busca em artigos indexados nas bases de dados Jstor, PsycInfo, Scopus, ERIC e Web of Science nos últimos 10 anos, por meio dos descritores “logoterapy”, “meaning in life”, “social skills”, “school”, “adolescent”, “promotion”, “prevention” e “intervention”. Foram encontrados 24 artigos, sendo destes 21 programas com foco nas habilidades sociais, 2 abordavam o sentido da vida e 1 ambos os temas. Os estudos apontaram programas com multicomponentes, de diferentes complexidades, aplicados em contextos escolares diversos, que responderam aos objetivos traçados e com diferentes delineamentos metodológicos. Conclui-se que programas que trabalhem habilidades sociais e sentido da vida são escassos e inexistentes em contextos escolares.