. Ensino da Psicologia do Desenvolvimento: Análise de Ementas de Cursos da Graduação

.

Autores

Palavras-chave:

psicologia do desenvolvimento; ensino de psicologia; formação do psicólogo; graduação; ensino superior

Resumo

A psicologia do desenvolvimento é um campo fundamental na formação do psicólogo. Modos distintos de organização dos conteúdos em disciplinas obrigatórias no currículo de graduação refletem características, necessidades e tendências no ensino do desenvolvimento humano em psicologia. O objetivo deste estudo foi analisar ementas de Psicologia do Desenvolvimento (PD) de cursos de graduação em Psicologia de universidades federais brasileiras. Foram localizadas 147 ementas em 58 currículos de 45 universidades. Duas análises temáticas (AT) foram realizadas sobre o conteúdo das ementas: AT codebook e AT reflexiva. Os resultados evidenciaram que, em sua maioria, as disciplinas apresentam conceitos básicos do desenvolvimento humano, mencionam teorias sem destacar autores, organizam os conteúdos em etapas e domínios do desenvolvimento, tratam dos conteúdos teoricamente, raramente com atividades práticas, abordam a aprendizagem e incluem timidamente estudos do envelhecimento. Por outro lado, em geral elas não abordam uma visão interdisciplinar da área, tampouco as relações com a prática profissional do futuro psicólogo, o contexto escolar no estudo do desenvolvimento, a aproximação de achados científicos em pesquisa, o estudo do desenvolvimento atípico, aspectos culturais e temas contemporâneos à organização social. A discussão reflete sobre o ensino de PD no Brasil e vias para atualização das ementas e seus currículos.

Biografia do Autor

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luciana Karine de Souza é Psicóloga, com Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é Professora Adjunta no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Seus principais interesses em pesquisa estão ligados à psicologia do desenvolvimento moral, relações interpessoais e formação em psicologia.

Sofia Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sofia Silva é estudante do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É membro titular do Grupo de Pesquisa CNPq “Et Alia: Laboratório de Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais” ligado ao Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da UFRGS. É Bolsista de Iniciação Científica desde 2021 (BIC UFRGS; PIBIC CNPq).

Gustavo Gauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gustavo Gauer é Psicólogo, com Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é Professor Associado no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É Bolsista de Produtividade CNPq. Seus principais interesses em pesquisa incluem tomada de decisão, psicologia cognitiva, psicofisiologia e história da psicologia.

Publicado

2024-09-08

Como Citar

Souza, L. K. de, Silva, S., & Gauer, G. (2024). . Ensino da Psicologia do Desenvolvimento: Análise de Ementas de Cursos da Graduação: . Cadernos De Psicologia, 4(2), 22. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/172