. Ensino da Psicologia do Desenvolvimento: Análise de Ementas de Cursos da Graduação
.
Palavras-chave:
psicologia do desenvolvimento; ensino de psicologia; formação do psicólogo; graduação; ensino superiorResumo
A psicologia do desenvolvimento é um campo fundamental na formação do psicólogo. Modos distintos de organização dos conteúdos em disciplinas obrigatórias no currículo de graduação refletem características, necessidades e tendências no ensino do desenvolvimento humano em psicologia. O objetivo deste estudo foi analisar ementas de Psicologia do Desenvolvimento (PD) de cursos de graduação em Psicologia de universidades federais brasileiras. Foram localizadas 147 ementas em 58 currículos de 45 universidades. Duas análises temáticas (AT) foram realizadas sobre o conteúdo das ementas: AT codebook e AT reflexiva. Os resultados evidenciaram que, em sua maioria, as disciplinas apresentam conceitos básicos do desenvolvimento humano, mencionam teorias sem destacar autores, organizam os conteúdos em etapas e domínios do desenvolvimento, tratam dos conteúdos teoricamente, raramente com atividades práticas, abordam a aprendizagem e incluem timidamente estudos do envelhecimento. Por outro lado, em geral elas não abordam uma visão interdisciplinar da área, tampouco as relações com a prática profissional do futuro psicólogo, o contexto escolar no estudo do desenvolvimento, a aproximação de achados científicos em pesquisa, o estudo do desenvolvimento atípico, aspectos culturais e temas contemporâneos à organização social. A discussão reflete sobre o ensino de PD no Brasil e vias para atualização das ementas e seus currículos.