Influências da Cultura Disney sobre as Potencialidades Humanas segundo a Psicologia Positiva

Uma revisão narrativa

Autores

  • Ana Flávia Cunha Sobral Centro Universitário do Estado do Pará
  • Zakiee Castro Mufarrej Hage CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ

Palavras-chave:

psicologia positiva, disney, cultura, cultura organizacional, aprendizagem

Resumo

O presente artigo teve por objetivo descrever os processos de potencialidades humanas sob o viés da Psicologia Positiva e, a partir da influência educacional da cultura Disney ao promover a aprendizagem de novos padrões cognitivos, socioemocionais e comportamentais positivos, explicar o reflexo deste fenômeno na qualidade de vida dos indivíduos. Como método de estudo, foi feito o uso da revisão narrativa, sendo um modelo que apresenta flexibilidade quanto à tipologia das publicações utilizadas. Após triagem, foram selecionados um total de 27 materiais , sendo eles: artigos (11), ebooks (3), dissertações de mestrado (4), sites (3), livros (4), trabalho de conclusão de curso Lato Sensu (1) e vídeo (1). Por meio da análise qualitativa dos estudos voltados para os processos organizacionais da The Walt Disney Company e para os construtos: Felicidade; Bem-estar; Florescimento; Virtudes; Forças de Caráter e Resiliência, presentes na Psicologia Positiva, foi identificado nos resultados que o treinamento interno “Traditions”, ao proporcionar um espaço seguro para a aprendizagem e o desenvolvimento de novos padrões cognitivos, socioemocionais e comportamentais positivos nas pessoas, demonstrou potencial para servir como intervenção da Educação Positiva para a promoção e aumento das potencialidades humanas. Este artigo chegou à conclusão sobre a importância de serem realizadas maiores pesquisas voltadas para o potencial de ensino da cultura Disney sobre o ensino e desenvolvimento das qualidades humanas sejam incentivadas, e que tal ferramenta sirva de alcance para atingir o objetivo atual da Psicologia Positiva, sendo o de aumentar o nível de florescimento dos indivíduos, grupos e instituições.

Biografia do Autor

Ana Flávia Cunha Sobral, Centro Universitário do Estado do Pará

Discente do 9º semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Orcid: 0009-0003-6632-6054. Email: anaflaviacsobral@hotmail.com

Zakiee Castro Mufarrej Hage, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ

Docente dos cursos de Psicologia e Fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Abordagem Centrada na Pessoa pela Faculdade Inspirar, em São Luís. Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisadora das temáticas: mulheres, redes sociais e padrões de beleza. Psicóloga Clínica. Orcid: 0000-0003-4994-9738. Email: zakiee.hage@prof.cesupa.br

Publicado

2024-04-18

Como Citar

Cunha Sobral, A. F., & Castro Mufarrej Hage, Z. . (2024). Influências da Cultura Disney sobre as Potencialidades Humanas segundo a Psicologia Positiva: Uma revisão narrativa. Cadernos De Psicologia, 4(1), 20. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/217