Influências da Cultura Disney sobre as Potencialidades Humanas segundo a Psicologia Positiva
Uma revisão narrativa
Palavras-chave:
psicologia positiva, disney, cultura, cultura organizacional, aprendizagemResumo
O presente artigo teve por objetivo descrever os processos de potencialidades humanas sob o viés da Psicologia Positiva e, a partir da influência educacional da cultura Disney ao promover a aprendizagem de novos padrões cognitivos, socioemocionais e comportamentais positivos, explicar o reflexo deste fenômeno na qualidade de vida dos indivíduos. Como método de estudo, foi feito o uso da revisão narrativa, sendo um modelo que apresenta flexibilidade quanto à tipologia das publicações utilizadas. Após triagem, foram selecionados um total de 27 materiais , sendo eles: artigos (11), ebooks (3), dissertações de mestrado (4), sites (3), livros (4), trabalho de conclusão de curso Lato Sensu (1) e vídeo (1). Por meio da análise qualitativa dos estudos voltados para os processos organizacionais da The Walt Disney Company e para os construtos: Felicidade; Bem-estar; Florescimento; Virtudes; Forças de Caráter e Resiliência, presentes na Psicologia Positiva, foi identificado nos resultados que o treinamento interno “Traditions”, ao proporcionar um espaço seguro para a aprendizagem e o desenvolvimento de novos padrões cognitivos, socioemocionais e comportamentais positivos nas pessoas, demonstrou potencial para servir como intervenção da Educação Positiva para a promoção e aumento das potencialidades humanas. Este artigo chegou à conclusão sobre a importância de serem realizadas maiores pesquisas voltadas para o potencial de ensino da cultura Disney sobre o ensino e desenvolvimento das qualidades humanas sejam incentivadas, e que tal ferramenta sirva de alcance para atingir o objetivo atual da Psicologia Positiva, sendo o de aumentar o nível de florescimento dos indivíduos, grupos e instituições.