Explorando a Complexa Relação entre Confi ança e Desempenho de Memória nas Práticas Jurídico-Criminais

Autores

Palavras-chave:

Memória, Confiança, Desempenho, Reconhecimento, Testemunha Ocular

Resumo

A relação entre confiança e desempenho de memória é um tema que tem sido foco da atenção de pesquisadores há mais de um século, resultando em diversos estudos que apontam para uma relação dinâmica, complexa e multifacetada. Apesar de ser um tema controverso, a confiança ainda é amplamente utilizada como preditor de desempenho no âmbito forense. No entanto, a literatura indica que essa dinâmica pode ser influenciada por diversas variáveis, o que torna difícil estabelecer uma relação direta e linear entre elas. Diante disso, o objetivo deste artigo é compreender as especificidades dessa complexa interação. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa, na qual foram investigadas as principais formas de se analisar a interação entre confiança e desempenho de memória, bem como as principais variáveis que a influenciam. Além disso, o artigo também realiza uma discussão teórica dessa relação e discute suas implicações práticas no dia a dia jurídico-criminal, além de contextualizar como essa discussão tem ocorrido no Brasil. Embora a confiança continue sendo utilizada como um indicador de veracidade de testemunhos, é importante considerar que essa relação é passível de diversas influências, o que sugere a necessidade de cautela ao interpretar os resultados obtidos a partir da análise da confiança e do desempenho de memória.

Biografia do Autor

Weslley Santos Sousa, 31996912924

Graduado em Psicologia pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, mestre em Psicologia: Cognição e Comportamento pela UFMG e atualmente é doutorando em Neurociências pela mesma Universidade. Sua pesquisa é focada em processos básicos da memória de reconhecimento sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva. 

Matheus Philippe de Faria Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Psicologia pela UFMG com intercâmbio no ISCTE-IUL, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá, mestre em Neurociências pela UFMG e doutorando em Psicologia: Cognição e Comportamento pela mesma Universidade. Atualmente pesquisa memória de reconhecimento e conformidade de memória sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e Neurociências. 

Antônio Jaeger, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais, líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cognição (GPMC), doutor em Psicologia pela UFRGS com pós-doutorados na Washington University, na PUCRS e na USP. Sua pesquisa é focada em processos básicos de memória humana sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva.

Publicado

2024-09-01

Como Citar

Santos Sousa, W., Philippe de Faria Santos, M. ., & Jaeger, A. (2024). Explorando a Complexa Relação entre Confi ança e Desempenho de Memória nas Práticas Jurídico-Criminais . Cadernos De Psicologia, 4(2), 23. Recuperado de https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/183